cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

by FeedBurner

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - CARACTERÍSTICAS




A Medicina Tradicional Chinesa é a arte terapêutica de curar, originada no oriente e utilizada há milênios para tratar os seres humanos e animais de forma global, visando o restabelecimento da Saúde Plena. Faz parte das terapeutica da Medicina Biológico-Naturistas, assim como a homeopatia. 

Se compõe de várias técnicas que seguem o mesmo princípio filosófico, contudo nem todas essas técnicas são reconhecidas como a arte do excercício da medicina, apenas a acupuntura (uma das formas de aplicação da medicina tradicional chinesa) foi reconhecida e hoje pertence ao rol de especialidades médicas. Sua filosofia é belissima, vai além do corpo físico, atingindo o emocional e o energético, merecendo porisso textos especiais, instrutivos e didáticos para que se possa entender a ampla extenção dessa antiga e eficiente terapêutica.


A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa é a denominação dada ao conjunto de técnicas e práticas de medicina em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.
A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

Técnicas terapêuticas da MTC

São sete os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa:
  1. Tui Na ou Tuiná
  2. Acupuntura
  3. Moxabustão
  4. Ventosaterapia
  5. Fitoterapia Chinesa
  6. Dieta do yin/yang ou Terapia Alimentar Chinesa (食療) ou Dietoterapia Chinesa
  7. Práticas físicas: exercícios integrados a prática de meditação relacionadas à respiração e à circulação da energia, como o Qi Gong , o Tai Ji Quan e outras artes marciais chinesas internas que podem contribuir para o reequilibrio do organismo. Estas práticas são consideradas simultaneamente métodos profiláticos para a manutenção da saúde e formas de intervenção para recuperá-la. Práticas como o Zhan Zhuang, o Baduanjin e o Lian Gong são realizadas atualmente fora do contexto das artes marciais.

Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
O objetivo dos esforços externos deveria se focar em cuidadosamente auxiliar as funções de auto cura do corpo humano, sem interferir.

créditos:
texto base:  wikipédia
imagem: http://www.allposters.com.br/-sp
Yin-Yang-posters_i391022_.htm



ORIENTAÇÃO

Amplie sua visão de mundo, como o fez a filosofia oriental há milhares de anos.