cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

by FeedBurner

terça-feira, 20 de março de 2012

O LAR - SIMBOLISMO




Como passamos uma boa parte do tempo em casa, faz sentido torná-la o mais agradável e harmônica possível.
É lá nosso lugar de refazimento. 
É lá que recompomos as energias despendidas durante o dia. 
É lá o nosso local de descanso. 
É lá nosso lugar de limpeza (banho) e recuperação.
É lá onde o guerreiro e a guerreira aportam despojando-se de suas armas e armaduras para sentirem a si mesmos e sua consciência tranqüilos e em paz pela missão cumprida.



 UM POUQUINHO DE CULTURA:

Significado da palavra LAR

“Vem do nome dado aos deuses romanos protetores de um domicílio, os LARES, que se relacionavam ao local onde era aceso o fogo para cozinhar e aquecer, um conceito que hoje não temos mais.  (referencia: consultório etmológico http://origemdapalavra.com.br)

Significado da palavra CASA

“Vem do latim casa, “choupana, morada pobre”. Depois ela entrou no lugar de DOMUS, “casa” na acepção atual.”(referencia: consultório etmológico http://origemdapalavra.com.br)


“O termo LAR, por outro lado, ainda que possa ser considerado um sinônimo de casa, apresenta uma conotação mais afetiva e pessoal: é a casa vista como o lugar próprio de um indivíduo (ou seja, aquilo que constitui sua propriedade), onde este tem a sua privacidade e onde a parte mais significativa da sua vida pessoal se desenrola.” (referencia: wikipédia)

 


Todo lar, seja casa ou apartamento, residência fixa ou de férias, de praia ou de campo, todos sem exceção podem emanar equilíbrio, paz e acolhimento.

No momento em que você habita seu lar, você o reveste com sua personalidade. Cada móvel tem uma história. Enfeites e quadros refletem o nosso gosto e as nossas atitudes. Os livros revelam nossos interesses. Fotografias guardam nossos afetos e relacionamentos. Tudo tem significado e representatividade.

CADA LAR, NADA MAIS É DO QUE O REFLEXO DE SEU(S) MORADOR(ES).
CADA AMBIENTE COM SEUS DETALHES PODE SER CONSIDERADO A REPRESENTAÇAO DE NÓS MESMOS.

Nessa série (AMBIENTE SAUDÁVEL - FENG SHUI - NO LAR) iremos escrever sobre as principais partes e estruturas de uma casa e correlacioná-las, num exercício de conjecturas e projeções, a você.

Por esse motivo, iniciamos com a casa em si. E o que é a casa senão um conjunto de partes e estruturas que compõem um todo – o lar. Semelhante a você,a nós, que somos formados de por um conjunto de órgãos, sistemas e estruturas harmoniosamente dispostos - nosso corpo.

Assim como seu corpo precisa de energia para viver, sua casa também.
Essa energia chama-se “ki” (japonês),  “qi” ou “chi” (em chinês).
Essa energia chamada “chi” ou energia vital é a essência da vida capaz de transformar tudo e todos.

Para deixar seu lar renovado, abra as janelas, permita que o “chi” do universo entre em sua residência, dissolvendo as energias ruins e trazendo novas energias, boas energias que atuarão de maneira salutar em todos os ambientes, em seus morados e visitantes.

A semelhança de seu corpo físico, todos os dias células velhas e mortas são substituídas por células jovens, novas com muita energia e disposição para o trabalho que precisam realizar.

Se não puder abrir as janelas porque irá chover, ou o barulho é muito intenso, ou está muuuito frio, deixe a luz entrar – abra as cortinas, veja o dia, de sol ou nublado, não tem importa...simplesmente veja o dia e deixe que o dia entre em sua casa e a transforme num lar aconchegante e saudável.

Ambientes escuros, sem renovação são carregados de energias deletérias, portanto prejudicais a saúde ambiental e aos seres vivos que por ali circulam e vivem.
Assim como água parada cria lodo, ambiente sem luz cria poeira densa.

Os raios solares são energias poderosas que dissipam as energias negativas, trazendo sensação de bem estar e harmonia que se espalha pelo ar.

QUANDO VOCE ABRE AS JANELAS DE SUA CASA, VOCE  SE ABRE PARA O MUNDO, TORNANDO-SE MAIS RECEPTIVO(A)  ÀS BELEZAS DA VIDA E SUAS OPORTUNIDADES.


créditos:
texto: Dra. Anna Helena Altieri Nogueira Cobra



 ORIENTAÇÃO

ABRA AS JANELAS
Durante o dia abra as janelas. Deixe o sol e a luz penetrarem em todos os ambientes de seu lar para que a energia possa ser renovada e fortalecida.




complemente sua leitura com:   
                         - série Feng Shui - no Lar
                         - série Feng Shui - na Empresa