cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

by FeedBurner

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PRATICAR O DESAPEGO







Exercita o autoconhecimento.

Reforça a autoconfiança e a autoestima.

Ajuda a suportar frustrações com naturalidade e a compreender que elas fazem parte da vida.

Faz que o indivíduo perceba que é possível ser feliz sem determinados objetos ou pessoas.

Estimula a criatividade, uma vez que é necessário buscar alternativas para viver.

Abre os olhos para o lado positivo dos acontecimentos.

Incentiva a pessoa a aceitar o outro ou as coisas como elas são.

Reforça o lado afetivo, fazendo que o indivíduo deixe o egoísmo de lado.

Gera maior liberdade para resolver as questões da vida, como a privação.

Desperta o valor pela vida.

fonte: Araceli Albino
psicanalista e presidente do sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo.








terça-feira, 8 de maio de 2012

O LAR - QUINQUILHARIAS - BUGIGANGAS E BADULAQUES - parte 2









 



(continuação)

Por outro lado, se levarmos em consideração um dos mecanismos de defesa descritos por Freud – a projeção – veremos que projetamos em nossos lares o que acreditamos ser e sentir interiormente.

 
Lares entulhados são a projeção, por exemplo, de emoções armazenadas.


Nossos olhos, ao percorrerem uma casa entulhada, ficam sem direcionamento devido a poluição visual. É uma exposição permanente de objetos desnecessários e ultrapassados, quebrados ou com mau funcionamento. Um verdadeiro cemitério de bugigangas.

Se um objeto antigo tiver um valor sentimental grande, cuide e mantenha-o como novo, inclusive funcionando. Jamais mantenha objetos quebrados ou que não funcionam. Novamente isso atravanca o fluir da energia. Seu lar vai ficando impregnado de energia pesada e densa.

As quinquilharias e bugigangas que ‘um dia’ poderão se usadas, mas que nunca o são precisam seguir o caminho da doação ou do lixo ou da reciclagem. Desapegue-se.
Livre-se do velho, do que está fora de moda e do que é indesejável, para dar lugar a algo novo, desejável, útil e necessário.

Quinquilharias criam energias de problemas e obstáculos em qualquer lugar onde se encontrem. É aconselhável desfazer-se desses objetos.
As quinquilharias bloqueiam o ‘chi’ benéfico, de modo que ele não se espalha livremente pela casa. Sua casa ficará  enfraquecida, sem renovação, com a sensação de energias densas no ar.

Muitas vezes, a causa desse acumular de objetos é a insegurança e o medo que se tem de abrir mão de algo. A insegurança de pensar que ‘um dia pode vir a faltar’.
Esse algo em quase 99,9% dos casos diz respeito a alguma emoção ou sentimento desfavorável de um passado longínquo ou mesmo recente do qual não se quer desvencilhar. E desvencilhar significa perdoar.

Mágoas, tristezas, raivas, ressentimentos do passado são armazenados na forma de lembranças ruins, e transferidas para objetos desnecessários. São as quinquilharias emocionais transformadas em matéria.

Conclusão guarda-se bugigangas assim como se guardam sentimentos e emoções negativas de um passado que já não tem mais serventia no presente. Dessa forma criam-se enfermidades, desequilíbrios emocionais, esgotamento e cansaço mentais, bloqueios energéticos, distanciamentos espirituais, sintomas e sinais físicos, refletindo uma desarmonia total.

As quinquilharias são como os restos alimentares em nosso corpo, os quais precisam ser eliminados diariamente pelos nossos intestinos, caso contrário, o acúmulo desses detritos e restos alimentares chamados fezes levará o organismo a uma intoxicação por obstrução e bloqueio do trânsito intestinal que deveria ser livre.
Nosso corpo somente absorve e mantém em seu interior aquilo de que necessita, todo excesso de substâncias desnecessárias é eliminado.

 
Livre-se das quinquilharias de seu lar e de seu pensamentos. Isso lhe trará mais harmonia, equilíbrio e saúde.


créditos:
texto: Dra. Anna Helena Altieri Nogueira Cobra




ORIENTAÇÃO 


Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo!     Fernando Pessoa

 
 

complemente sua leitura com: a prática do desapego e seus ensinamentos