cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:

by FeedBurner

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O LAR – BAGUNÇA X ORGANIZAÇÃO – parte 2 – POR QUE GUARDAMOS?




 


A síndrome do “Assim que jogo uma coisa fora me dou conta de que precisava dela

Depois de um episódio de eliminação da bagunça, é comum você descobrir que precisava de uma coisa que você jogou fora, mesmo que você não tenha precisado dela nos últimos vinte anos. Existe uma razão para isso: o medo subconsciente que faz você se agarrar ao objeto.

Por que as pessoas não se livram da bagunça?   

As pessoas não se livram da bagunça por muitos motivos. Um dos mais comuns é o medo do futuro. Embora possa não precisar de um determinado objeto (e não tenha precisado dele durante muitos anos), você pode ter medo de se livrar dele por poder vir a necessitar mais adiante. Por pensar assim, você cria sua própria necessidade e pára de acreditar que o Universo proverá sua subsistência. Essa crença se auto-perpetua, porque o medo do amanhã tende a criar um futuro temível.

 

 Razões mais comuns pelas quais as pessoas guardam coisas que não precisam:

·        Elas representam segurança, uma espécie de amortecedor que protege da vida
·        Por hábito
·        É um padrão de comportamento hereditário
·        Por medo do futuro
·        Por ser um “objeto que prova algo que elas fizeram” (por exemplo: o laço azul que prova que você foi uma boa corredora na escola)
·        Elas representam sonhos não concretizados
·        Por razões sentimentais
·        Elas representam auto-estima
·        Por um senso de responsabilidade de cuidar das coisas que pertencem a elas
·        “Isto já está na família há um longo tempo”
·        Por medo de não serem apreciadas ou respeitadas sem elas
·        “Ela pode vir a ter algum valor um dia”
·        “Isso não é mais fabricado hoje em dia”
·        “Isto foi comprado numa época difícil”
·        “Não se fazem mais coisas assim hoje em dia”
·        “Ela está em perfeito estado”
·        “Ninguém mais cuidará dela”
·        Alguém ficaria magoado se elas a jogassem fora
·        Por poderem servir como peças sobressalentes
·        Elas poderão vir a ser úteis
créditos:
texto: Mharcya de Sá




Uma das situações de desequilíbrio, no que tange a saúde, mais comuns na atualidade é o crescente números de indivíduos obesos e obesas, sem limite de idade. Encontram-se crianças obesas com a mesma facilidade com que se encontram adultos com sobrepeso.

Como já falamos em outro artigo, a casa é um ser vivo semelhante aos que nela habitam.
Se uma casa está abarrotada com inúmeros objetos, todos os seus cômodos tem muita coisas guardados, significa que a casa está inchada, insuflada ou carinhosamente, em outras palavras  “repleta” , “fofa” “cheinha”... Na realidade ela está é sobrecarregada.

E o que é a obesidade?
Um aumento do peso corporal acima do que seria desejável para uma determinada estatura. Em outras palavras, o individuo está “cheinho”, “fofo”, “gordinho”... Só que a natureza da sobrecarga no ser humano é, no caso, alimentar. Há um excesso de gordura. 
Excluindo alguns problemas hormonais e algumas patologias que causam o aumento de peso; em indivíduos saudáveis o “excesso de gostosura” tem o mesmo fundo emocional de uma casa entulhada: medo de faltar...medo de não ter, medo de passar fome.

Se alguma vez na sua vida você já passou por necessidades desse tipo...e essa situação não existe mais atualmente, por que então se apegar a ela? Ou por que imaginar que ela voltará?

Se você conseguiu sair uma situação dessa uma vez...conseguirá sair de novo.

E para aqueles que nunca passaram por uma situação de privação como esta, qual o medo? De um dia passar?

Se esse dia por alguma fatalidade chegar, você terá que lidar com o problema de qualquer maneira...não dá para armazenar comida...nosso corpo precisa de alimento todos os dias, ele não sabe fazer estoque, a não ser, de gordura...e gordura em excesso é extremamente prejudicial a saúde.

Se você está prestes a iniciar uma reeducação alimentar ou mesmo uma dieta balanceada (sempre com acompanhamento médico), aproveite e faça também uma “limpezona” nas suas tralhas. 

Além da excelente atividade física que esse tipo de limpeza e organização propiciam, a sua parte emocional, mental, energética e espiritual irão agradecer na forma da agradável sensação de tarefa cumprida e bem estar.

créditos:
texto: Dra. Anna Helena Altieri Nogueira Cobra


ORIENTAÇÃO

"Tenho tanto para dar que às vezes até me perco nessa bagunça emocional."
(Clarissa M. Lamega)